TRIFURCAÇÃO DA ARTÉRIA CORONÁRIA ESQUERDA E SUA RELAÇÃO COM EVENTOS ISQUÊMICOS E ATEROSCLEROSE: REVISÃO DE LITERATURA (2019 - 2024)

Autores/as

  • Gabriel Silva Rezende Autor/a
  • Letícia Oliveira de CARVALHO Autor/a
  • Isis Parreira NEVES Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palabras clave:

Trifurcação da artéria coronária esquerda, Aterosclerose, Doença arterial coronariana

Resumen

Estudos indicam uma inter-relação entre artérias coronárias do tipo trifurcada a eventos como aterosclerose e isquemia. A trifurcação da artéria coronária esquerda (ACE) representa uma variação anatômica presente em cerca de 20% da população e pode estar associada ao aumento do risco de eventos isquêmicos, devido a alterações no fluxo sanguíneo, em decorrência da morfologia apresentada dos vasos. Este estudo objetiva investigar a relação entre a presença de um terceiro vaso na ACE a aterosclerose e eventos isquêmicos. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, realizada nas bases de dados PubMed e Science Direct, no idioma inglês, entre os anos de 2019 a 2024. Após o processo de seleção, quatro estudos foram selecionados. Os estudos evidenciaram que características morfológicas como, fatores geométricos, como angulação e curvatura dos ramos da ACE, têm maior impacto na progressão da aterosclerose e eventos isquêmicos, do que a trifurcação em si. Destacando a importância de considerar características anatômicas e hemodinâmicas no diagnóstico e manejo de doenças cardiovasculares.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-04-28

Cómo citar

TRIFURCAÇÃO DA ARTÉRIA CORONÁRIA ESQUERDA E SUA RELAÇÃO COM EVENTOS ISQUÊMICOS E ATEROSCLEROSE: REVISÃO DE LITERATURA (2019 - 2024). (2025). Brazilian Journal of Oral and Systemic Health, 1(1), 6-14. https://doi.org/10.5281/