SAÚDE BUCAL DE PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL GERAL DE CUIABÁ-MT
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15330936Palavras-chave:
Unidade de Terapia Intensiva, Higiene bucal , pacientes sistemicamente comprometidos, assistência odontológica em UTIResumo
O presente trabalho teve como objetivo a avaliação sobre a saúde bucal dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral no ano de 2021 atendidos pela equipe de Odontologia da Residência Multiprofissional. Foram avaliadas 82 fichas de atendimento coletando os dados descritos como: higiene oral, presença de biofilme, secreção em orofaringe, focos de infecção e outros. Obtendo assim, conhecimento sobre as principais desordens que acometem a cavidade oral de pacientes sistemicamente comprometidos em unidade de terapia intensiva, contribuindo para o correto diagnóstico e tratamento, e estabelecimento de futuras ações de promoção e prevenção de saúde bucal na população hospitalizada. Como resultado foi possível observar com superioridade os pacientes dentados parciais e desdentados totais, em relação a condição dentária, integridade da mucosa, lábios e língua: a presença de raiz residual, acumulo de placa bacteriana e cálculo dentário estavam presentes em sua maioria, fissura, úlcera e placa esbranquiçada em mucosa e lábios, saburra lingual, úlcera e papilas esbranquiçadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brazilian Journal of Oral and Systemic Health

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores.
É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos desde que a fonte seja devidamente citada, respeitando os princípios da ética acadêmica e científica.
Artigos identificados com indícios de plágio serão recusados, e o(s) autor(es) envolvido(s) perderá(ão) o direito de submeter novos trabalhos a esta publicação.
Os nomes, endereços e demais dados fornecidos pelos autores e revisores serão utilizados exclusivamente para os propósitos editoriais e administrativos desta revista, não sendo compartilhados com terceiros ou utilizados para outras finalidades.
Ao submeterem um artigo, os autores concordam com a cessão dos direitos autorais do trabalho à revista. Caso queiram solicitar a retirada da submissão, poderão fazê-lo mediante solicitação formal, desde que realizada com, no mínimo, dois meses de antecedência em relação ao lançamento da edição em que o artigo estiver programado para publicação.
Este periódico adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que atribuída a devida autoria. Mais informações sobre essa licença estão disponíveis em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/br/