CANABINÓIDES NO MANEJO DA DOR OROFACIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15314256Palavras-chave:
Canabinóides, Tratamento, Dor orofacialResumo
Introdução: O uso de canabinóides no tratamento da dor orofacial vem ganhando relevância após identificados seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, tendo em vista as limitações dos tratamentos convencionais, que muitas vezes não oferecem eficácia e apresentam efeitos colaterais prejudiciais à saúde. A dor orofacial crônica, incluindo disfunções temporomandibulares e dores neuropáticas, é uma condição complexa que afeta a qualidade de vida dos pacientes. Estudos recentes indicam que os canabinóides, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), podem atuar de forma eficaz no controle da dor e inflamação, modulando o sistema endocanabinoide. Objetivos: A pesquisa busca investigar a eficácia dos canabinóides no manejo da dor orofacial, considerando a necessidade de novas abordagens terapêuticas. Além de identificar os fatores que contribuem para o surgimento da dor, são analisados os efeitos positivos do canabidiol, com foco em seu potencial para melhorar o bem-estar dos pacientes. Metodologia: A metodologia adotada consiste em uma revisão de literatura, com base em artigos, teses, protocolos e resenhas, retiradas de plataforma de dados, tais como: Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Pubmed e Web of Science. Critérios específicos de inclusão e exclusão foram aplicados para selecionar os estudos mais relevantes. A análise dos dados será realizada de forma descritiva, com uma leitura criteriosa dos resultados obtidos nos diferentes estudos. Conclusão: Com base na função estabelecida do sistema endocanabinoide na analgesia e nas evidências de atividade dos canabinoides nos mecanismos relacionados aos distúrbios de dor neuropática orofacial, pesquisas concluem que os canabinóides possuem um efeito terapêutico nessas condições, sendo relevante seu estudo e melhor compreensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brazilian Journal of Oral and Systemic Health

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores.
É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos desde que a fonte seja devidamente citada, respeitando os princípios da ética acadêmica e científica.
Artigos identificados com indícios de plágio serão recusados, e o(s) autor(es) envolvido(s) perderá(ão) o direito de submeter novos trabalhos a esta publicação.
Os nomes, endereços e demais dados fornecidos pelos autores e revisores serão utilizados exclusivamente para os propósitos editoriais e administrativos desta revista, não sendo compartilhados com terceiros ou utilizados para outras finalidades.
Ao submeterem um artigo, os autores concordam com a cessão dos direitos autorais do trabalho à revista. Caso queiram solicitar a retirada da submissão, poderão fazê-lo mediante solicitação formal, desde que realizada com, no mínimo, dois meses de antecedência em relação ao lançamento da edição em que o artigo estiver programado para publicação.
Este periódico adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que atribuída a devida autoria. Mais informações sobre essa licença estão disponíveis em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/br/