ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES PORTADORES DE MIASTENIA GRAVIS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15347085Palavras-chave:
Miastenia Gravis, Fraqueza muscular, Atendimento odontológicoResumo
Introdução: Miastenia Gravis é uma doença crônica e autoimune que resulta na perda das forças musculares e podem restringir o atendimento odontológico. Objetivo: realizar uma revisão de literatura acerca do atendimento odontológico a pacientes portadores de Miastenia Gravis. Metodologia: foram utilizados livros, artigos científicos, monografias, dissertações e teses disponíveis, online, nas bases de dados PubMed, SciELO e Google Scholar, com buscas nas línguas português, inglês e espanhol, considerando o período de 1966 a 2016. Resultado: pacientes miastênicos podem apresentar fadiga muscular, problemas fonéticos, respiratórios, mastigatórios e limitações na retenção de próteses dentárias. Conclusão: o conhecimento do cirurgião-dentista sobre a doença é importante para o planejamento e a execução do atendimento odontológico, de forma individualizada, possibilitando a qualidade de vida do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brazilian Journal of Oral and Systemic Health

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores.
É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos desde que a fonte seja devidamente citada, respeitando os princípios da ética acadêmica e científica.
Artigos identificados com indícios de plágio serão recusados, e o(s) autor(es) envolvido(s) perderá(ão) o direito de submeter novos trabalhos a esta publicação.
Os nomes, endereços e demais dados fornecidos pelos autores e revisores serão utilizados exclusivamente para os propósitos editoriais e administrativos desta revista, não sendo compartilhados com terceiros ou utilizados para outras finalidades.
Ao submeterem um artigo, os autores concordam com a cessão dos direitos autorais do trabalho à revista. Caso queiram solicitar a retirada da submissão, poderão fazê-lo mediante solicitação formal, desde que realizada com, no mínimo, dois meses de antecedência em relação ao lançamento da edição em que o artigo estiver programado para publicação.
Este periódico adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que atribuída a devida autoria. Mais informações sobre essa licença estão disponíveis em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/br/