TRIFURCAÇÃO DA ARTÉRIA CORONÁRIA ESQUERDA E SUA RELAÇÃO COM EVENTOS ISQUÊMICOS E ATEROSCLEROSE: REVISÃO DE LITERATURA (2019 - 2024)
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Trifurcação da artéria coronária esquerda, Aterosclerose, Doença arterial coronarianaResumo
Estudos indicam uma inter-relação entre artérias coronárias do tipo trifurcada a eventos como aterosclerose e isquemia. A trifurcação da artéria coronária esquerda (ACE) representa uma variação anatômica presente em cerca de 20% da população e pode estar associada ao aumento do risco de eventos isquêmicos, devido a alterações no fluxo sanguíneo, em decorrência da morfologia apresentada dos vasos. Este estudo objetiva investigar a relação entre a presença de um terceiro vaso na ACE a aterosclerose e eventos isquêmicos. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, realizada nas bases de dados PubMed e Science Direct, no idioma inglês, entre os anos de 2019 a 2024. Após o processo de seleção, quatro estudos foram selecionados. Os estudos evidenciaram que características morfológicas como, fatores geométricos, como angulação e curvatura dos ramos da ACE, têm maior impacto na progressão da aterosclerose e eventos isquêmicos, do que a trifurcação em si. Destacando a importância de considerar características anatômicas e hemodinâmicas no diagnóstico e manejo de doenças cardiovasculares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brazilian Journal of Oral and Systemic Health

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores.
É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos desde que a fonte seja devidamente citada, respeitando os princípios da ética acadêmica e científica.
Artigos identificados com indícios de plágio serão recusados, e o(s) autor(es) envolvido(s) perderá(ão) o direito de submeter novos trabalhos a esta publicação.
Os nomes, endereços e demais dados fornecidos pelos autores e revisores serão utilizados exclusivamente para os propósitos editoriais e administrativos desta revista, não sendo compartilhados com terceiros ou utilizados para outras finalidades.
Ao submeterem um artigo, os autores concordam com a cessão dos direitos autorais do trabalho à revista. Caso queiram solicitar a retirada da submissão, poderão fazê-lo mediante solicitação formal, desde que realizada com, no mínimo, dois meses de antecedência em relação ao lançamento da edição em que o artigo estiver programado para publicação.
Este periódico adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que atribuída a devida autoria. Mais informações sobre essa licença estão disponíveis em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/br/